Somente Cristo

   “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim”  João 14.6

Existe algo no imaginário popular que os leva a  crer que todos os caminhos os levam até Deus, que o importante é saber que Cristo é o filho de Deus, e ser moralmente bom que chegaram ao céu. Pois o Cristo que a sociedade “constrói” para si, é alguém que tolera pecados, que aceita adoração aos Deuses do coração humano,  que têm um evangelho flexível para adaptar-se aos padrões humano. Mas, como bem afirmou Thabiti Anyabwile: “Nem todo “Jesus” é um Jesus que salva”.

Alguns cristãos até usam de eufemismo para anunciar a sociedade as verdades do evangelho, mas devemos ter em mente que Jesus não olhou para os seus discípulos e disse que ele era apenas ‘um’ caminho, ‘uma’ verdade e ‘uma’ vida.  Pois assim poderiam até dizer que Cristo é apenas um dos caminhos que conduzem até Deus. Mas Cristo em sua declaração usa de artigos definidos,  para mostrar que Ele é ‘o’ caminho, ‘a’ verdade e ‘a’ vida. E deixa claro que é somente por ele e por meio dEle.

É importante lembrar a expressão de Cristo: “Eu sou”. Essa é a mesma expressão que Deus usou para se apresentar ao seu povo no antigo testamento (Ex 3.14). Cristo com essa expressão também estava afirmando que Ele era Deus. Que Ele, o Pai e o Espírito Santo são consubstancial (da mesma substância). Cristo não era só um profeta qualquer, mas sim o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (Jo 1.29). Olhemos com mais atenção para as três seguintes afirmações de Cristo.

O caminho: Cristo com essa declaração estava afirmando que Ele é o único caminho. Que não é através de mediadores que o homem vai até Deus, e sim por meio de Cristo Jesus. “Porque há um só Deus e um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.” (1 tm 2.5). Cristo também afirmou que este caminho era difícil. (Lc 13.24)

A verdade: De fato Cristo é a verdade de Deus no mundo, Pilatos diante de Jesus buscou saber o que é a verdade (Jo 8 38) e de fato percebeu que Cristo é a verdade. Verdade essa que transcende a sabedoria humana. Verdade que trouxe a graça de Deus até nós (Jo 1. 17). Verdade que nos trouxe a libertação dos nossos pecados (Jo 8. 32, Rm 8. 14).

A vida:  “Nele estava a Vida e a Vida era a luz dos Homens” (Jo  1.4). Sim Cristo nos trouxe a vida, nós que estávamos mortos em nossos pecados (Ef 2.1), Cristo morreu e ressuscitou para nos livrar da morte e nos trazer a vida (Rm 5. 8,10). Em Cristo temos a luz da vida (Jo 8.12). Durante o ministério de Jesus vimos que Ele, de fato, é a vida. (Jo 5.11 ; 11.25 ; 9.5).

Com essas afirmações podemos dizer que é somente por Cristo que temos esperança. Somente pelo sacrifício de Cristo chegaremos até Deus, Como disse Steven Lawson: “Muitos chegaram à  igreja mas nunca chegaram a Cristo”. Nossa esperança está em Cristo, e ele é tudo que nós temos, devemos estar sempre pronto até mesmo de perder amigos, mas nunca tentarmos reduzir as afirmações de Cristo, afim de encaixarmo-nos na sociedade.

Que Deus em Cristo nos abençoe, e nos auxilie a proclamarmos estas afirmações de Cristo.

Solus Christus!

Hugo Whashington

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!