O Temor a Deus

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. (Isaías 55:8)

 

Eis uma pergunta de inicio.

Como sabemos que uma criança respeita os seus pais, ou melhor, que estes estão lhe educando adequadamente a ponto da expressão do ‘SER’ desta criança ser adequado para com as demais sociais e educacionais, sendo estas: escolar, familiares, intersubjetivas (e no caso de uma família cristã) a igreja, ou o próprio conhecimento de Deus e de quem Ele é, mesmo que esse conhecimento seja escasso devido ao não aprofundamento dos pais na relação da palavra de Deus?

A questão do que estamos falando é do ensino de ‘algo’ e do sentimento que provém deste em relação à vida do homem e de sua relação com o externo-interno e o que vai além de sua compreensão. Sendo assim o conhecimento de Deus provém de uma averiguação do que dizemos do ‘theos’ [do grego θεóς, Deus] ou/e ‘logos’ [do grego λóγος, estudo], ou seja, daquilo que em essência nos informa sobre um ser invisível, metafísico e aparentemente incompreensível aos olhos e o intelecto humano. Sendo assim, podemos dizer que toda a compreensão humana das demais ciências ou conhecimentos que servem de lupa para a compreensão humana, correspondem apenas uma fração ou um pequeno ponto na vasta dimensão existencial da compreensão de um Deus incompreensível pelos olhos e julgamento humano.

Devido a isto só podemos dizer que nossa compreensão das ‘coisas’ de Deus ainda são muito pequenas, ou quase como pequenos pedregulhos de uma montanha inexplorável.

Será que ficaríamos alienados a pensar que não conseguiremos entender a Deus. Ou seus atributos e sua pessoa?

Meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; Oseias 4-6 a.

Qual conhecimento o livro de Oseias está falando, de que tipo de destruição o versículo do texto do capítulo quatro (4) esta relacionado?

A destruição que observamos no livro de Oseias é uma destruição que se manifesta primeiramente no interior do indivíduo, e o indivíduo que será destruído internamente nada mais é do que o próprio Cristão ”meu povo perece/ esta sendo destruído”. A destruição aqui é de vida no que diz respeito à existência da fé, parece-nos que a não observância do conhecimento de Deus e de suas leis levaram a um declínio moral e continuo do indivíduo como ‘ ser ‘ e também um declínio Cristão. Tudo isso é causado ”por falta de conhecimento”, logo uma vez destruído internamente a projeção de tal destruição será observada e notada no exterior. Podemos dizer isso da sociedade em que vivemos onde os homens deixaram de observar e temer a Deus e pelo fato do não conhecimento da Palavra e consequentemente a falta de conhecimento do próprio Deus. Isto faz com que a sociedade elabore e abrase leis e regras que estão em um estado depravado e aparentemente diabólico, onde o pecado se torna tão normal que a iniquidade não é percebida na cultura contemporânea.

A falta da leitura diária da palavra de Deus e de um profundo relacionamento com a santa escritura certamente comprometera a caminhada com a Trindade. Se pudéssemos sistematizar algum tipo de sequência para um cotidiano em Cristo poderíamos centralizar: Oração, leitura da palavra, incorporação da palavra em nós, e aplicação, com essa observação é claro dizer que resultados positivos viriam a manifestar  na existência do Cristão em uma sociedade incrédula e destrutiva como a nossa, e para nós os eleitos de Deus, além do bem físico seria desenvolvido O TEMOR A DEUS.

O SIGNIFICADO DE TEMOR.

Temor é um substantivo masculino na língua portuguesa, usado para definir o ato ou efeito de temer, ou seja, o medo, receio, pavor e terror de algo ou alguma coisa.

A palavra temor é comumente empregada no sentido de sentir medo de situações desagradáveis inevitáveis, como o temor da miséria, da velhice ou o temor da morte.

O termo também pode estar relacionado com a obediência e demonstração de rigor e pontualidade em relação a algo. Exemplo: “ele cumpria com temor as suas obrigações”.

DEVEMOS TEMER A DEUS?

A resposta para tal pergunta é sim! … E por que sim?

Devemos temer ao Senhor por causa dos seus atributos eternos, distintos e divinos, sua santidade (Isaías 6 ), por ser o princípio e o fim de tudo (João 1), por Ele ser imutável e eterno ( Êxodo 3,14), seu poder supremo na criação visível (Gênesis 1) e invisível (Hebreus 11,3), pela  criação dos seres angelicais (Salmos 33,6), por enviar Jesus (João 3,16 , Isaías 53,5 , Gênesis 3,15, Colossenses 1 ,15), por sua Justiça (Mateus 5,6, Romanos 4 4-8, Efésios 6,15, 1 Pedro 2,24, Isaías 11,5), por sua Grandeza (Mateus 12.6 , Salmos 99.9 , Isaías 66, 1, Salmos 48.1), por sua Sabedoria (Salmos 147.5 , Salmos 99.2 , Salmos 135.5) e por seu Amor (Romanos 8 38-39 , Salmos 136.1 , Efésios 2 4-5).

Deus está muito além do que podemos imaginar, se Ele é infinito e nós por ventura imaginássemos o tamanho deste ser Eterno, poderíamos dizer que nossa imaginação será infinitamente menor do que uma fração do significado incompreensível do que Deus é.

Temer a Deus então não é apenas um significado de medo intrínseco ao ser humano devido ao medo da perdição total, podemos dizer que não apenas isto, mas é claro que devemos ter este tipo de ‘temor e tremor’ no que diz respeito ao poder da ira divina, certamente existe amor, mansidão, humildade, liberdade, sabedoria, eternidade na pessoa de Deus, porém a mesma pessoa possui a ira como um de seus atributos, sim atributos (Hebreus 12:29) e justa justiça para com os seus escolhidos (Lucas 18:7) pois o mesmo de maneira tanto quanto incompreensível ao olhar intelectual e racional daqueles que insistem na compreensão apenas física e visível da existência, onde este (Deus) acolhe os seus eleitos abraçando-os em suprema graça, redenção, soberania e supremacia, e o resultado de tal cuidado é uma atenção aos seus filhos guardando-os de dia e de noite (Salmos 121:4).

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre! Salmos 111:10.

Quando pensamos em obter ou desenvolver sabedoria logo nos vem a mente ler vários e vários livros, algumas pessoas com inclinações para exatas (matemática e números), ou humanas (filosofia e o pensar), áreas onde deve haver uma alta dedicação para o desenvolvimento do pensamento crítico ou objetivo. Estas mesmas áreas são cruciais para a manutenção da sociedade e do intelectual humano no âmbito científico, e somente com a inteligência dada por Deus ao homem isso poderia ter ocorrido.

A sabedoria ou o conhecimento para o cristão não veem somente de tais áreas ou de diversos livros humanos, onde as teorias são da área de exatas ou humanas, mas são do estudo do homem em longo prazo e sua tradição em tecnologia. Claro que estes livros e autores são de importância para o cristão, porém estes não regem a compreensão de mundo e de Deus para os que seguem a sã doutrina dos apóstolos e o Cristo ressurreto.

A sabedoria do cristão vem da ‘ Sola Scriptura’, ou tão somente do estudo ‘só’ da escritura sagrada e sua inspiração divina, onde a palavra é à base da compreensão de mundo e de si mesmo e dos outros e esta palavra é iluminação num mundo escuro, tenebroso e depravado como o nosso (Salmos 119:105).

CONCLUSÃO.

Se nosso objetivo é ter sabedoria, então é necessário termos TEMOR a este Deus supremo e eterno, não apenas pelo que este pode fazer ao incrédulo e ao pecador, mas devido ao que Ele fez, faz e fará pelos seus filhos e a toda criação deste DEUS PODEROSO e sublime CRIADOR.

Este temor glorificará a Deus e nos deixará em um terrível e amoroso ‘relacionamento’ para com Ele. Assim descobriremos Nele e devido a Ele o que significa ser um ‘Amante da Sabedoria’, esse amor está intrinsecamente ligado na pessoa do próprio Jesus (Deus) que se fez carne e habitou no meio de nós, terríveis e vis pecadores.

Que o Espírito de Deus desenvolva em nós tal temor, para o nosso desenvolvimento cristão e vida e para o bem dos salvos pelo nome santo de Jesus.

Soli Deo Gloria!

Escrito por:

Gerson Welder Rodrigues Poças.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!