O Que Significa Estar Em Cristo-

A União com Cristo: O que significa estar Em Cristo?

 

Uma das doutrinas mais citadas pelos escritores do Novo Testamento é a da união dos cristãos com Cristo. Ela está presente na grande maioria das ocasiões em que são usadas expressões como “em Cristo”, “em Jesus” e “nele”. Em geral, a teologia reformada reconhece duas ideias centrais nessa união: (1) os cristãos são unidos de modo místico e vital com Jesus, de modo que Ele permanece nos cristãos e eles permanecem nEle; (2) Jesus é o representante dos cristãos diante do Pai, especialmente em sua morte e ressurreição.

É comum falar da união vital entre Jesus e os cristãos como uma união “mística”, pois a Bíblia  não define exatamente como ela ocorre ou quais são suas implicações. Não obstante, as Escrituras deixam claro que essa união envolve tanto o nosso corpo quanto o nosso espírito (1Co 6:15-17). Ela é a fonte de nossa vida espiritual e resultará, por fim, na ressurreição e glorificação do nosso corpo (Rm 8:9-11; Cl 3:3,4). Por meio dessa união, Cristo nos liberta do domínio do pecado sobre a nossa vida (Rm 6:3-11; Gl 5:24), nos capacita e impele a realizar boas obras (Jo 15:1-8) e mostra o seu próprio poder por nosso intermédio (2Co 13:3-6).

A união de Cristo com os cristãos é tão próxima que é possível dizer que os cristãos sofrem porque Jesus sofre (Rm 8:17; 2Co 1:5; Fl 3:10; Cl 1:24) – não se tratando apenas de Jesus sofrer ao ver as dificuldades do seu povo, mas também de seu povo suportar novas adversidades como uma extensão dos sofrimentos que sobrevieram primeiro a Jesus. Desse modo, o consolo que Jesus experimenta também flui para os cristãos (2Co 1:4,5). Na verdade, uma vez que ele já deu início a era vindoura e já começou e desfrutar, em parte, as bênçãos dessa era (p.ex., a sua ressurreição em glória), os cristãos também podem participar parcialmente das bênçãos dessa era vindoura (2Co 5:17).

Uma vez que os cristãos são misticamente unidos com Cristo, compartilham não apenas suas experiências, mas sua própria identidade, de modo que o Pai olha para os cristãos como se fossem o próprio Cristo, atribuindo-lhes a posição e os direitos do Filho (Gl 3:26-29). Por meio dessa identificação, Jesus também representa os cristãos. Eis alguns dos principais resultados dessa identificação: (1) A morte de Jesus é imputada aos cristãos como se fosse sua própria morte; assim, eles cumpriram plenamente o requisito do castigo pelo pecado e jamais serão condenados (Rm 5:15-19; 6:3-11; 7:1-6; 8:1; 2Co 5:14). (2) A ressurreição de Jesus garante a ressurreição futura de todos os que estão nele (Rm 6:3-11; 2Tm 2:11); ele se tornou merecedor de vida não apenas para si mesmo, mas para os seus. (3) A ascensão de Jesus até a destra do Pai concede honra e segurança aos cristãos, e também autoridade (Ef 1:18-23; 2:6,7; Cl 3:1; Rm 5:17; 2Tm 2:12). (4) Até mesmo a predestinação dos cristãos à salvação depende dessa identificação e representação (Ef 1:4,11). (5) Além disso, todas as outras bênçãos da aliança de Deus que Cristo herdou também pertencem aos cristãos – não apenas a vida eterna e o perdão, mas também consolo, alegria, intimidade, amor, riqueza e muitas outras dádivas eternas. Cristo obteve todas essas bênçãos para si, mas pelo fato de os cristãos serem identificados com o Filho, ele as compartilha com eles (Gl 3:26-29).

Além dessas bênçãos decorrentes da união dos cristãos com Cristo, também somos unidos misticamente uns com os outros nEle (Rm 12:5; Gl 3:26-28; Ef 4:25). Por esse motivo, compartilhamos as alegrias e dores uns dos outros (1Co 12:26). Ademais, não obstante os nossos relacionamentos sociais uns com os outros segundo os padrões do mundo, temos a mesma dignidade diante em Cristo (2Co 5:14-16; Gl 3:28; Cl 3:11) e devemos tratar uma aos outros de acordo com essa verdade com toda paciência e amor (1Co 12:14,15;Cl 3:12-15).

 

Fonte: Bíblia de Estudo de Genebra

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!