TRINDADE

A Trindade é um tema complexo e que não está desenhado ou explícito em apenas um versículo da Palavra de Deus. Porém, ao realizarmos uma análise um pouco mais apurada, encontramos a harmonia dessa doutrina em diversos versículos e contextos bíblicos.

Cabe ressaltar que o termo “TRINDADE” não é encontrado na Bíblia, o que não o torna errado. A ideia deste termo é definir o conceito de três pessoas co-existentes e co-eternas que juntas são um Só Deus.

A TRINDADE também não significa que existem três deuses. São três pessoas que compõem um só Deus. É um mistério que podemos compreender em partes, mas que à luz da Palavra de Deus, podemos vislumbrar as evidências de que é real.

Vamos a algumas considerações pertinentes ao assunto:

1- Há um só Deus.

Deuteronômio 6:4; I Coríntios 8:4; Gálatas 3:20; I Timóteo 2:5 são versículos que afirmam claramente que só há um Deus. Como citei anteriormente, não são três deus, e sim três pessoas em um Só Deus.Em Gênesis 1:1 , quando lemos a transliteração do Hebraico, vemos o termo “Elohim”, que é um pronome plural e neste caso não se trata de duas pessoas, pois no Hebraico existem três formas de variação: singular, dual  e plural. Há quem afirme que esse termo pode se referir a duas pessoas, mas no Hebraico isso não é possível, portanto, o termo nas passagens do Antigo Testamente fala em plural com mais de duas pessoas. Passagens como Gênesis 1:26, Isaías 6:8 são exemplos da utilização deste termo.

No Novo Testamento, versículos como Mateus 28:19 colocam em evidência as distinções das pessoas da Trindade.Os membros da Trindade são distintos entre si.Diversos versículos apontam que os membros da Trindade são distintos entre si, e essa distinção fica em evidência quando analisamos os termos literais que estão sendo usados nos idiomas originais.  Por exemplo, em Gênesis 19:24 “SENHOR” (maiúsculo) é diferenciado de “Senhor”, em Números 27:18 o tradução de Espírito é distinto de “SENHOR”. Ainda vemos no Novo Testamento, por exemplo, Hebreus 1:  8 – 9, Deus o Filho é diferenciado de Deus o Pai. Até mesmo no Evangelho de Cristo, quando vemos Jesus falando com o Pai, claramente, Ele não estava falando consigo mesmo, e sim com outro membro da Trindade.

2- Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

A Bíblia nos ensina também, através de versículos como I Pedro 1:2, I Pedro 1:2 , que o Pai é Deus. Em versículos como Hebreus 1:8, Romanos 9:5, que O Filho é Deus também. Assim como lemos em versículos como Atos 5:3-4 que o Espírito Santo também é Deus. Repito que não são três deuses, mas o mesmo Deus em três pessoas.E entendemos que há uma subordinação entre os 3 membros da Trindade. Em Lucas 22:42, a famosíssima oração de Jesus ““Pai, se queres, afasta de mim este cálice; entretanto, não seja feita a minha vontade, mas o que Tu desejas!” deixa clara a subordinação do Filho ao Pai.  Assim como podemos ver claramente em  João 14:26 a subordinação do Espírito Santo ao Filho.

3- Cada membro da Trindade tem sua função.

Ainda podemos encontrar na Palavra de Deus versículos que indicam as funções de cada uma das pessoas da Trindade. Por exemplo, em I Coríntios 8:6 vemos que Deus , o Pai é o que inicia tudo, que é a causa de tudo, a origem de tudo. Constatamos lendo a Palavra que o Filho é o agente , ou seja , o Pai faz tudo através do Filho, como vemos claramente em Mateus 11:27.  E concluímos que o Espírito Santo é o meio pelo qual o Pai opera. Encontramos base para essa conclusão em versículos como Tito 3:5 e I Pedro 1:2.

Muitos outros versículos poderiam ser citados para corroborar a doutrina da Trindade, embora assimilar o entendimento seja complexo, por conta de nossa percepção limitada, podemos crer, sem medo de estar pecando que existe um só Deus , triúno, composto e existente nas pessoas da Trindade, O Pai, O Filho e o Espírito Santo.

Soli Deo Gloria

Marco Aurélio Cicco

  1. 12 de janeiro de 2017

    Boa esplicasao gostei

  2. 21 de outubro de 2017

    Sinceramente não consegui entender nada sobre isso!!
    Pq os judeus cre que a um so Deus?
    E de onde veio o envangelho?

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!