O Perigo de Usar Versículos Isolados

Usando versículos isolados: quando o texto sem contexto vira pretexto

 

A motivação pra escrever esse texto veio de uma situação real que aconteceu comigo. Estava eu na fila do caixa em um supermercado perto de casa. Uma senhora com seus 60 anos, mais ou menos, estava conversando, possivelmente com sua neta, de uns 20. A luz do caixa acendeu, seguido de um apito, evidenciando que alguma situação deveria ser resolvida (falta de troco).

Então, pude ouvir o teor da conversa entre as duas: algo de inusitado e frustrante aconteceu na vida da mais nova e a mais velha lhe dava alguns conselhos pra não desistir, etc. Em determinado momento, a mais velha olhou pra minha camiseta, uma azul royal que combina muito com minha cútis morena, que possui os seguintes dizeres “Tudo posso Naquele que me fortalece”. A frase vem de Filipenses 4:13, onde Paulo escreve para os cristãos de Filipos, na Macedônia, enquanto estava preso, encorajando-os a adotarem um estilo de vida que agrade a Deus.

Então, a senhora diz pra mulher de menos idade : “Veja a camiseta desse moço! É assim que você deve pensar! Você pode tudo com Deus. O que você quiser fazer da sua vida, você pode. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.”

Esse simples fato me fez refletir sobre suas coisas : primeiro que a senhora foi muito gentil. No auge dos meus 42 anos, barba branca e óculos de grau pesado e ser chamado de “moço” é realmente algo muito encorajador. Mas o segundo pensamento foi que ela usou a célebre frase fora de contexto, ainda que as intenções de seu coração tenham sido sinceras.

Não se trata de pecado ou heresia, não nesse caso. E nem quero ser o calvinista chato que vê erro teológico em tudo. Nada disso. Como eu disse, foi o estopim pra pensar que muitos usam frases e versículos bíblicos fora do contexto. Para explicar esta célebre frase do cristianismo, é importante ver o contexto em que ela se encontra. Esse é um dos princípios da hermenêutica bíblica, que não aconselha a interpretar um versículo isoladamente, mas estudar quando foi escrito e com qual propósito.

No capítulo 4 de Filipenses, o apóstolo Paulo faz várias exortações aos cristãos de Filipos. A partir do versículo 10, Paulo agradece aos filipenses as ofertas que foram dadas para ajudá-lo no seu ministério. Nesta passagem bíblica, Paulo afirma que aprendeu a viver, em Cristo, com abundância e também com a escassez, com alimentos e passando fome.

Ele nos diz que aprendeu a viver contente em todas as situações, adaptando-se às circunstâncias da vida, ora favoráveis, ora não. É nesse contexto que ele fala que pode fazer tudo naquele que o fortalece. Ele quer dizer que como Jesus Cristo lhe dá forças, ele pode enfrentar qualquer situação que apareça na sua vida. E quais situações são essas ? Ele mesmo nos mostra quais.

“Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade ”.Filipenses 4:12

Muitas pessoas interpretam esta frase de forma diferente, dizendo: “Se Cristo me dá forças, eu posso fazer qualquer coisa : enfrentar qualquer pessoa, “bater no diabo”, andar sobre as águas, voar, inclusive pecar”. Essa interpretação é contrária aos ensinamentos da Bíblia, pois Paulo não disse que iria virar um “super crente” porque tudo pode Naquele que o fortalece. Ele ensina que podemos passar fome, ter necessidades e ainda assim, passar por isso, com Cristo em nossas vidas. É uma distorção pequena, sim, dentre tantas outras consideradas mais graves mas é um exemplo trivial tanto usado no “meio gospel”.

Em tempo: não use versículos isolados. Estude o contexto, a situação, pra quem foi escrito, etc. Uma das grandes investidas nesse quesito, é usar o texto de Malaquias pra pedir o dízimo, indevido, aos cristãos. Imagine somente usar versículos isolados e você se deparar com:

Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.” Gênesis 6:14

E agora? Construo ou não uma arca? Está na Bíblia! Foi dito por Deus! Mas é um versículo isolado. Precisamos ver o contexto, pra quem foi escrito, em que época, etc.

A Paz!

Betão Marcatto

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!