É Possível Que Os Cristãos Eleitos Tenham Seu Nome Riscado Do Livro Da Vida-

Tristemente percebo que o meio pentecostal dissemina suas heresias sem pensar nas consequências que tais podem causar em longo prazo. E, dentre muitas distorções bíblicas propagadas por alguns pastores midiáticos animadores de plateia, chegou até o meu conhecimento um discurso que trato como uma aberração no que diz respeito à interpretação bíblica, e para minha tristeza, esta aberração recebe aceitação de muitas pessoas.

Desta vez, o ensinamento errôneo em questão afirma que o Cristão pode perder a salvação. O argumento apresentado é mais ou menos assim: “Quem aceita Jesus, tem o nome escrito no Livro da Vida. Só que Deus tem uma borracha espiritual, que passa em cima do nome escrito para cada pecado que você comete, então chega uma hora que de tanto passar a borracha, o seu nome acabará sendo apagado definitivamente deste livro, e você vai acabar perdendo a salvação.”

Eu realmente nem consigo imaginar de onde será que veio essa ideia da “borracha espiritual’’. Mas, tragicamente, o tal pastor midiático ainda tentou corroborar essa tese infundada em um versículo bíblico, que também é usado por muitos, para tentar comprovar a possibilidade da perda da salvação.  Vamos ler no Livro do Êxodo:

“Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro. ” (Êxodo 32:32,33)

Quem utiliza deste texto para tentar validar o conceito de “perda de salvação” comete um equívoco crasso pelo simples fato de não observar o contexto em que tais afirmações foram ditas por Moisés, e o mais grave de tudo, relativizam a eficiência da Obra Salvífica da Cruz de Cristo.

Precisamos entender que Bíblia nos ensina acerca da existência de dois livros, que não podem ser confundidos um com o outro. Em um destes livros o nome é riscado quando a pessoa vem a falecer, independentemente de ser cristão ou não, pois se trata do livro da vida natural. Como se fosse um livro de registro, e nada mais que isso.

O outro livro, que é Livro da Vida do Cordeiro, contém o nome apenas dos SALVOS, livro este escrito desde a fundação do mundo, do qual nunca houve a possibilidade de que alguém que o Senhor determinou para ser SALVO pudesse ter seu nome apagado deste Livro.

Quando lemos a passagem de Êxodo e o seu contexto, percebemos que Moisés havia descido do Monte Sinai e encontrou o povo cultuando um bezerro de ouro. E claramente este pecado fez com que Deus tivesse ira, e assim Moisés intercede por aquelas pessoas,  e com entendimento (Moisés) se refere-se ao livro da vida natural. Temos referências ao longo do Antigo Testamento que falam claramente sobre tirar/extirpar a pessoa do meio do povo de Israel.

“E o homem incircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança”. Gênesis 17:14

“Porém, se alguma pessoa comer a carne do sacrifício pacífico, que é do Senhor, tendo ela sobre si a sua imundícia, aquela pessoa será extirpada do seu povo. E, se uma pessoa tocar alguma coisa imunda, como imundícia de homem, ou gado imundo, ou qualquer abominação imunda, e comer da carne do sacrifício pacífico, que é do Senhor, aquela pessoa será extirpada do seu povo. Depois falou o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Nenhuma gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra comereis; porém pode-se usar da gordura de corpo morto, e da gordura do dilacerado por feras, para toda a obra, mas de nenhuma maneira a comereis; Porque qualquer que comer a gordura do animal, do qual se oferecer ao Senhor oferta queimada, a pessoa que a comer será extirpada do seu povo. E nenhum sangue comereis em qualquer das vossas habitações, quer de aves quer de gado. Toda a pessoa que comer algum sangue, aquela pessoa será extirpada do seu povo.” Levítico 7:20-27 

“E não o trouxer à porta da tenda da congregação, para oferecê-lo ao Senhor, esse homem será extirpado do seu povo. E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo.” Levítico 17:9,10 

Portanto, se alguém vem a falecer, o fato do nome dele ser tirado do livro da vida natural (que no contexto, lemos que se trata de extirpá-lo do meio do povo) não há nenhum indício ou base bíblica que informe que IGUALMENTE terá seu nome removido do Livro da Vida do Cordeiro, ou algum indício que a morte natural fará com que o mesmo “perca a salvação”.

Vamos ler as seguintes passagens:

“Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai.” Levítico 18:8 “Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo.”  (Levítico 18:29-29)

Vemos em Levítico a classificação de um erro que faria alguém ser extirpado do meio do povo. Porém, diante de alguém que cometeu este erro, lemos na epístola de Paulo aos Coríntios algo interessante:

“Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai. Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.”  1 Coríntios 5:1-5 

Ou seja, um cristão que cometeu este erro, fez com que o Apóstolo Paulo entregasse este a Satanás para destruição da carne, mas para que seu espírito seja salvo. Isso coloca em questão a tese infundada que o contexto de Êxodo, que alguns pensam que se tratam do Livro da Vida Eterna.

Alguns tenta validar a hipótese de ter o nome riscado do Livra do Vida Eterna usando uma distorção do salmo 69. Vamos ler:

“Sejam riscados do livro dos vivos, e não sejam inscritos com os justos. Eu, porém, sou pobre e estou triste; ponha-me a tua salvação, ó Deus, num alto retiro.” (Salmos 69:28,29)

Mais uma vez o contexto deixa claro que este livro não é o Livro da Vida Eterna, uma vez que toda a indignação de Davi, que é o autor deste Salmo, do versículo 1 ao 27 é sobre os injustos. E que estes injustos sejam exterminados. Não faria o menor sentido que o Senhor escrevesse o nome destes no livro dos salvos para depois riscá-los de lá.

O Profeta Daniel fala sobre este Livro da Vida Eterna: “E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.” Daniel 12:1

Interessante que neste texto não está escrito que o Senhor riscará alguém deste livro, e sim que livrará quem tem o nome escrito nele. No Novo Testamento, há várias menções sobre o Livro da Vida Eterna, e nenhuma destas dá a entender que há possibilidade de ser “corrigido”, riscando o nome de alguém deste Livro.

“E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” Lucas 10:17-20.

Aqui fala a respeito dos nomes estarem registrados nos céus. Mesmo lendo todos os contextos possíveis, não se fala em riscar do céu o nome de alguém.

“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”  Apocalipse 13:8-8

“A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é.”  Apocalipse 17:8-8

Lendo estas passagens do Apocalipse, seria uma contradição gigantesca que os nomes que estão escritos no livro da vida do Cordeiro desde a fundação do mundo pudessem ser apagados o que tal livro fosse corrigido de alguma forma.

“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Apocalipse 3:5-5

Quem é que vence alguma coisa, se não for por Jesus? Se a salvação é obra da graça, quem é que vence então?

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” 1 João 5:4,5 

Portanto, sobre a diferença dos dois livros, e com a certeza que não há possibilidade de que alguém tenha o nome riscado do Livro da Vida Eterna do Cordeiro, além dos contextos e textos, citamos:

“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” ( Apocalipse 20:11-15)

Vamos estudar com dedicação a Palavra de Deus, para que ninguém tenha nos engane com “borrachas espirituais” e afins.

Que o Senhor nos ajude a entender a Sua Palavra.

Em Cristo.

Marco Cicco

  1. 20 de fevereiro de 2017

    A paz queridos, gostaria de receber esses edificantes estudos por e-mail.

    • 20 de fevereiro de 2017

      Paz Roberto, inseri seu e-email em nossa lista de newsletter. Confirme a subscrição na mensagem que chegará ao seu email.

  2. Paz irmao gostaria de receber seus estudos por email,tem me ajudado muito a entender melhor a biblia e aberto meus olhos.que Deus continue te abençoando grandemente.Grata

    • 20 de junho de 2017

      paz Eliedna, cadastrei seu e-mail em nosso Newsletter. Você receberá um e-mail com um link, link este em que confirmará o recebimento dos textos em seu e-mail. Após essa validação, todo artigo recente que sair, será encaminhado ao seu e-mail. Deus a abençoe!

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!