Nascido cego, para glória de Deus

A eugenia por meio do aborto é uma abominação aos olhos de Deus

Recentemente falamos sobre o problema da harmonia racial, da diversidade e da justiça, oferecendo aos pais oito conselhos para que possam ensinar seus filhos a amarem aqueles que são diferentes deles. Hoje quero falar aos pais e também a todos os demais sobre como amar aqueles que são diferentes de nós. Em síntese: não os matando!

Aborto e deficiência

É preciso lembrar que eu gostaria de resistir à necessidade de tornar este meu sermão um texto sobre deficiências – mesmo porque as diferenças raciais e as deficiências não ensinam o homem a amar, mas a rejeitar, excluir e menosprezar. Mesmo assim resolvi que vou falar sobre o assunto. Vou falar, então, sobre as relações entre o aborto e a deficiência.

Uma das grandes alegrias do meu ministério foi ver como o Senhor fez nascer o “Disabilty Ministry”, em Bethlehem, que tem Brenda Fisher como coordenadora. Eu te convido a visitar o site e ler sobre o assunto. Estou falando de uma situação em nossas igrejas em que crianças, jovens e adultos têm vivido – vivido(!) – tendo que lidar com desvantagens físicas e mentais significativas.

O terremoto diário do aborto

Vou apresentar um panorama desta situação nos Estados Unidos e como este texto se relaciona a ele. Atualmente, ocorrem cerca de 300 abortos por dia nos EUA e em torno de 130.000 no mundo todo. Isso significa que o terrível, desesperador terremoto do sai 12 de janeiro (2010) no Haiti acontece todo dia nas clínicas de aborto pelo mundo. E é provável que se o dilaceramento, o derramamento de sangue e o desamparo de 130 mil bebês mortos recebesse a mesma cobertura da mídia que as vítimas do terremoto (com total razão) haveria o mesmo choro e lamento, e esforços para dar um basta a esse derramamento, aliviando todo esse sofrimento.

Os americanos doaram em média 1.6 bilhões de dólares por hora para as vítimas do Haiti – algo louvável. Espero que você também tenha ajudado. É extremante simples doar pelo telefone ou computador. Mas o suporte financeiro e a luta pelo sofrimento silencioso, pela oculta destruição dos que ainda nem nasceram não é tão simples. Dessa forma, os 3 mil bebês que são esmagados pela morte a cada dia nos Estados Unidos passam em grande parte desapercebidos e não são noticiados.

Nenhum razão moral ou espiritual

A maior parte desses bebês são mortos entre 10 e 14 semanas de gestação quando a situação é, segundo dizem, “ideal” para o completo desmembramento e evacuação. Os bebês nessa fase aparentam algo como isso.

We have no reason to think that there is any morally or spiritually significant difference between this baby and a one-month-old outside the womb. All the differences are morally and spiritually negligible. If it is wrong to kill a newborn, it is wrong to kill this baby in the womb.

Não temos nenhuma razão para acreditar que exista qualquer diferença moral ou espiritual significativa entre esse bebê e um de um mês de vida fora do útero. Todas as diferenças são moral ou espiritualmente negligentes. Se é errado matar um recém-nascido, é também errado matar um bebê no útero.

Eugenia pelo aborto

Os recentes avanços nos testes pré-natal trouxeram a possibilidade de aborto uma criança com traços/características que você não quer em uma criança. Assim, é muito comum na China que se aborte meninas, em função da regra coercitiva do filho único. A maioria das pessoas que defende a escolha na América acha isso odioso.

Um escritor disse algo muito revelador que me leva ao ponto que desejo. Ele disse: “Você não precisa ser feminista para saber que ser uma menina não é um defeito de nascimento”. Bem, existem vários pressupostos trágicos nessa afirmação. Um deles é que, se houver um defeito de nascimento, o aborto seria aconselhável. Isso é, de fato, onde viemos como uma sociedade. George F. Will chama isso de “eugenia pelo aborto”. A eugenia é a famigerada “ciência de melhorar uma população humana por criação controlada para aumentar a ocorrência de características hereditárias desejáveis”.

Assim, por exemplo, de acordo com o Dr. Brian Skotko, geneticista pediátrico do Children’s Hospital em Boston, em um artigo de novembro de 2009 da ABC News, “Estima-se que 92% de todas as mulheres que recebem um diagnóstico pré-natal de síndrome de Down optam por encerrar suas gestações. “Isso é verdade embora, como Gary Bauer salienta, há muitas” listas de espera de casais prontos para adotar crianças com síndrome de Down “.

Eugenia com uma vingança

Em uma reportagem de 2008, o New York Times informou que “70% dos americanos disseram acreditar que as mulheres deveriam conseguir um aborto legal se houvesse fortes chances de um defeito grave no bebê”.

Wesley Smith escreveu no Weekly Standard em 2008,

Com o desenvolvimento do diagnóstico genético pré-natal, o impulso para a eugenia voltou com uma vingança. Os americanos podem encorajar os participantes nas Olimpíadas Especiais, mas abortamos cerca de 90 por cento de todas as crianças gestativas diagnosticadas com deficiências genéticas como a Síndrome de Down, o anão e a espinha bífida.

Evangelho para os culpados

Como pastor, cujo chamado é para pastorear o rebanho de Belém, proclamando todo o conselho de Deus nas Escrituras, não sinto uma responsabilidade direta pelo que 70% dos americanos pensam sobre o valor das crianças com deficiência. Mas sinto uma responsabilidade direta pelo que você pensa sobre essas crianças.

Uma estimativa é que setenta por cento das mulheres que praticam abortos na América se autoprofessem cristãs. Eu sei que muitas na Igreja tiveram abortos. E não quero que você se sinta sobrecarregada com esta mensagem. O centro de tudo o que pregamos e acreditamos é que Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores (1 Timóteo 1:15). O evangelho de Jesus Cristo é a melhor notícia do mundo para mulheres que estão tentadas a odiar-se por abortar um filho.

“Por causa de vós, Deus fez de Cristo o pecado que não conhecia pecado, para que nele se torne a justiça de Deus” (2 Coríntios 5:21).

Uma malha de Deus no útero

Então, meu objetivo nesta mensagem é modesto e, penso, é explosivo, se a igreja realmente o abraçasse e vivesse. A mensagem é que Deus tricotou todas as crianças juntas no útero de suas mães, e todos eles – todos eles, de todas as habilidades – foram concebidos com o propósito de mostrar a glória de Deus.

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.
Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.
Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

 

Salmos 139:13-15

Como eu adoraria colocar em suas mãos hoje o livro de Krista Horning (nota da tradução: a Desiring God publicou o livro em 2015) sobre o grande poder de Deus e os bons propósitos nas deficiências dos filhos de Belém. É chamado Just the Way I Am (ainda sem tradução para o português). Você vai adorar. Ou você vai odiar. Uma maneira de ver este meu sermão é como um esforço para que você o ame.

Após o mais estranho clamor de Jesus

Voltemos a Joäo 9: 1. Jesus acabou de dizer talvez a coisa mais estranha que ele já havia dito. Ele disse em João 8:58: “Verdadeiramente eu digo a você, antes que Abraão fosse, eu sou”. Isso foi duplamente ultrajante. “Antes que Abraão fosse, eu estava”, teria sido ultrajante – um homem que reivindicava a preexistência há milhares de anos. Mas o que ele disse foi: “Antes de ser Abraão, eu sou.” Ele usou o nome sagrado de Deus em Êxodo 3:14, “Eu sou quem eu sou”. Então, ele afirmou ser Deus no sentido mais completo.

Eles pegam pedras para apedrejá-lo, mas ele sai do templo, e o que acontece em seguida é o encontro dele com um homem com deficiência – um homem que nasceu incapaz de ver, cego. Há uma conexão entre a cegueira desse homem e a realidade de que Jesus é Deus Todo-Poderoso e o propósito de Deus na deficiência deste homem. Versos 1-3: Ao passar, viu um homem cego desde o nascimento. E seus discípulos perguntaram-lhe: “Rabi, quem pecou, ​​esse homem ou seus pais, que ele nasceu cego?” Jesus respondeu: “Não foi assim que este pecou, ​​ou seus pais, mas que as obras de Deus possam ser exibidas nele.”

Uma conclusäo errada sobre o sofrimento

Os discípulos assumem uma correlação direta entre um pecado específico e a deficiência do homem. Ou pecou no útero de sua mãe, ou seus pais pecaram. Essas são as duas explicações que os discípulos podem pensar. Esse tipo de pensamento não é diferente da maneira como os três amigos de Jó pensaram em sofrimento.

Jesus rejeita ambos. Ele sabe que o sofrimento, a doença, a deficiência e a morte estão no mundo por causa do pecado (Romanos 5: 12-14; 8: 18-25), mas Ele rejeita a explicação de que deficiências específicas correspondem a pecados específicos.

Outra Explicação: A Glória de Deus

Em vez disso, ele dá outra explicação. Os discípulos estavam perguntando sobre a causa dessa cegueira. Jesus responde à pergunta, mas a resposta que Ele dá não é sobre o humano de quem a cegueira veio, mas a que isso está levando. Em outras palavras, Jesus diz que a causa dessa deficiência não é pecado passado, mas seus efeitos futuros.

Versículo 3: Jesus respondeu: “Não foi assim que este pecou, ​​nem os seus pais, mas que as obras de Deus fossem exibidas nele”. A causa da cegueira desse homem é que Deus pretendia exibir sua obra no homem.

Jesus, sempre fazendo mais do que pensamos

Qual é esse trabalho? Tenha cuidado com sua resposta. Jesus está sempre fazendo mais do que você pensa. Nos versículos 4-5, Jesus continua.

Devemos fazer as obras daquele que me enviou enquanto faz o dia; A noite está chegando, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto Eu estiver no mundo, Eu sou a luz do mundo.

Isso indica que algo mais está acontecendo aqui do que simplesmente curar os olhos físicos do homem para que ele possa ver a luz natural. Jesus chama a atenção para o fato de que ele é a luz que esse homem precisa ver. “Eu sou a luz do mundo.” O que muitas pessoas cegas vêem, e muitos que podem ver náo enxergam. Versos 6-7:

Tendo dito estas coisas, ele cuspiu no chão e fez barro com a saliva. Então ele ungiu os olhos do homem com a lama e disse-lhe: “Vá, lave na bacia de Siloam” (o que significa Sent). Então ele foi; lavou e voltou a ver.

Mera cura física?

Sim, ele voltou a ver a luz natural. Isso é suficiente? É com isso que Jesus se preocupa mais? Você se lembra do capítulo 5 quando Jesus curou o homem que havia sido aleijado por 38 anos? O homem levantou-se e caminhou. Era esse o ponto – mera cura física? Sim, eu digo “mero” em vista da infinitamente mais importante mudança espiritual.

João 5:14 diz: “Depois Jesus o encontrou no templo e disse-lhe:” Veja, você está bem! Não perca mais, que nada pior pode acontecer com você. “Em outras palavras, eu curei você, sim. Mas eu o segui para garantir que você conheça a santidade, que é o ponto principal. Essa é a verdadeira cura. Vá, não perca mais.

A cura final: ver a glória de Jesus

Agora, no capítulo 9, Jesus faz o mesmo. Versos 35-38: Jesus ouviu que o expulsaram [o homem nascido cego] e, tendo-o encontrado, disse: “Você crê no Filho do Homem?” Ele respondeu: “E quem ele é, Senhor, para que eu acredite nele” “Jesus disse-lhe:” Você o viu, e é ele quem está falando com você “. Ele disse:” Senhor, eu creio “, e ele o adorou”.

Agora vemos todas as conexões entre “Antes que Abraão fosse, eu sou”, a cegueira e a cura, e Jesus como a luz do mundo. Ver a glória de Jesus como Deus e adorá-lo foi o ponto principal. Jesus é a luz do mundo. Jesus é o “eu sou” que estava aqui antes de Abraão. O mais importante é que o homem vê a glória de Jesus e o adorar. Foi o que ele fez. Essa foi a melhor cura.

Deus tem um desígnio em todas as incapacidades

Então, quando Jesus disse no versículo 3: “Não foi assim que este pecou, ​​nem os seus pais, mas que as obras de Deus fossem exibidas nele,” esta é a obra de Deus – que o homem vê luz natural e que O homem vê a luz espiritual. Que o homem tenha olhos naturais, e que ele tenha olhos espirituais. Para ver a glória deste mundo e a glória do seu Criador, Jesus Cristo. E adorá-lo.

Com isso concluo que, em todas as deficiências, seja geneticamente, do útero; ou circunstancialmente de um acidente, ou infecciosamente de uma doença; Deus tem uma obra, um propósito, para sua própria glória e para o bem de seu povo que o ama e é chamado de acordo com seu propósito (Romanos 8:28). Portanto, é errado pensar que tais crianças no útero são sem importância, ou sem um valor único, o qual é dado por Deus neste mundo. E é errado abortá-los – é errado matá-los.

Respondendo a duas objeções

Deixe-me responder brevemente duas objeções. Alguém poderia dizer: “Mas este cego ficou com os olhos e conseguiu se beneficiar da obra de Deus. Meu filho ficou cego. “Ou alguém pode dizer:” Meu filho nunca teve a capacidade mental de processar a verdade bíblica sobre Jesus como a luz do mundo ou se perguntou “antes que Abraão fosse, eu sou”.

Isso geralmente é verdade. E não quero dizer que o alcance total do trabalho de Deus na vida dos deficientes sempre acontece neste mundo. Nenhum de nós está completamente curado neste mundo. Haverá uma ressurreição quando Jesus “transformará o nosso corpo humilde para ser como o seu corpo glorioso, pelo poder que lhe permite sujeitar tudo para si” (Filipenses 3:21).

Também näo quero dizer que as obras de Deus só beneficiarão aquele que tem a deficiência. Não podemos dizer o que está acontecendo na mente e no coração de muitos dos deficientes mentais. Só Deus pode. Mas o trabalho de Deus através dessas deficiências na vida dos outros – muitas vezes é o milagre. As obras de fé e os trabalhos de amor e firmeza de esperança são incríveis obras de Deus que colocam a sua glória satisfatória em exibição na vida de pais e irmãos e irmãs, amigos e igrejas.

Desígnio mesmo na morte

Outra objeção. Alguém poderia dizer: “Mas essas pessoas viveram. Até Lázaro, embora tenha morrido, viveu novamente para trazer glória a Deus (João 11: 4, 40). Então, e os deficientes que morrem? Na verdade, o que dizer de qualquer um de nós que morreu? Está morrendo o grande triunfo do inimigo? “

Ou a morte é “engolida em vitória?” Devemos dizer: “Aqui a glória de Deus terminou?” Ou devemos dizer: “Ó morte, onde é a sua vitória? O morte, onde está sua picada? A picada da morte é pecado, e o poder do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória através de nosso Senhor Jesus Cristo “(1 Coríntios 15: 54-57)?

A morte dos deficientes é sem sentido? Ou isso também é designado por Deus para a glória de seu nome?

Morte pela Glória de Deus

O Evangelho de João fecha no capítulo 21 com Jesus falando com Pedro Simäo sobre isso.

18 Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queres. 19 Ora, isto ele disse, significando com que morte havia Pedro de glorificar a Deus. E, havendo dito isto, ordenou-lhe: Segue-me.

(Ele disse para mostrar por qual tipo de morte ele deveria glorificar a Deus.) (João 21: 18-19)

Deus havia designado para Pedro uma deficiência no fim e uma morte para a glória de Deus. Então, estou de acordo com a conclusão de Joäo 9. Em todas as deficiências, seja geneticamente, do útero; ou circunstancialmente de um acidente, ou infecciosamente de uma doença; Deus tem uma obra, um propósito, para sua própria glória e para o bem de seu povo que o ama e são chamados de acordo com seu propósito (Romanos 8:28). Portanto, é errado pensar que tais crianças no útero – ou fora do útero, ou em sua idade decadente – não são importantes, ou sem um valor único em Deus neste mundo.

O advogado

A eugenia pelo aborto é uma abominação para Deus. Em nome de Cristo, não faça isso. E se você o fez, há um advogado, Jesus Cristo, o justo (1 João 2: 1). “Todo aquele que crê nele recebe o perdão dos pecados através do seu nome” (Atos 10:43).

John Piper (@JohnPiper) é fundador e professor de desiringGod.org e chanceler da Bethlehem College & Seminary. Durante 33 anos, serviu como pastor da Igreja Batista de Belém, Minneapolis, Minnesota. Ele é autor de mais de 50 livros, incluindo Reading the Bible Supernaturally.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!