Mostrando Misericórdia

Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. Tiago 2:12,13

Mostrar misericórdia é característica de uma pessoa regenerada.

O julgamento divino nunca foi um tema de conversa popular. Pessoas piedosas ao longo da história foram ridicularizadas, perseguidas e até mortas por proclamá-la. Em seus esforços para ganhar a aprovação dos homens, os falsos mestres a questionam ou a negam. Mas Tiago 2:12-13 nos lembra que o julgamento virá, então é melhor vivermos de acordo.

A base para o juízo divino é a Palavra de Deus, que Tiago chamou de “a lei da liberdade” (v. 12). É uma lei libertadora porque liberta você da escravidão do pecado e da maldição da morte e do inferno. É a agência do trabalho transformador do Espírito, penetrando profundamente em sua alma para julgar seus pensamentos e motivações (Heb. 4:12). Isso lhe dá a sabedoria que leva à salvação, e prepara você para a vida piedosa (2 Tim. 3:15-17). Transmite a verdade e o discernimento, liberando-o do erro e do engano espiritual. É, em todos os sentidos, uma lei de liberdade e libertação para aqueles que a abraçam.

A lei liberta os crentes, mas condena os incrédulos. A frase “julgamento será implacável para aquele que não mostrou nenhuma misericórdia” (v. 13) fala do julgamento implacável em que todo pecado recebe toda punição. Isso só pode significar inferno eterno! Se a Palavra estiver trabalhando em você, seus efeitos serão evidentes na forma como você fala e age. Se você é imparcial e misericordioso para as pessoas necessitadas, isso mostra que você é um verdadeiro cristão e recebeu o perdão e a misericórdia de Deus. Se você mostrar parcialidade e desconsiderar os necessitados, a lei torna-se seu juiz, expondo o fato de que você não está realmente redimido.

Você é uma pessoa misericordiosa? Você procura prover para os outros sem favoritismo? Quando você não faz isso, confessa seu pecado e procura perdão e restauração? Essas são marcas de fé verdadeira.

Sugestões para a oração

Louvado seja o Senhor pela Sua grande misericórdia em relação a você, e tenha certeza de mostrar misericórdia aos que estão à sua volta.

Para estudo adicional

Leia Lucas 1: 46-55 e 68-79. Siga o exemplo de Maria e Zacarias, regozijando-se com a misericórdia de Deus em relação ao Seu povo.

Devocional John MacArthur, Grace to You.

Extraído de From Drawing Near by John MacArthur

Tradução: Camila Plens

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!