Fatos e Versículos Que Não Estão na Bíblia - Parte 1

Fatos e versículos que não estão na Bíblia, Mas que você sempre achou que estivesse – Parte 1

 

“E disse Moisés: Que hei de fazer, Senhor? Pois eis que os egípcios se reúnem contra mim e contra meu povo, a quem escolheste. Então, o Senhor disse a Moisés: toca nas águas.”

 

Começo esse pequeno texto com uma pergunta: Você já assistiu alguma produção de cinema que conte o Êxodo e a história de Moisés? Eu, particularmente, assisti muito o filme de 1957, com Charles Heston, os Dez Mandamentos, da Paramount Pictures. São 3h40 de filme, um clássico. Assisti com meus pais e espero assistir com meus filhos. Atualmente há muitos outros filmes e novelas com essa narrativa. Há produções no cinema norte-americano (como o equivocado “Êxodo: deuses e reis”, que só não é pior que “Noé” com o Russel Crowe) e no cinema brasileiro, com a novela que virou filme.

Faço, então, uma outra pergunta: Você também esperou ansiosamente pelo clímax do filme, quando Moisés se vê encurralado entre as águas e os cavaleiros de Faraó? Aquele momento em que Moisés toca nas águas e o Mar Vermelho se divide pra, posteriormente engolir os perseguidores dos hebreus? Sim, né? Apesar de cristãos, esperamos muito por esse momento!

Peraí! Moises toca nas águas??? Será que foi isso mesmo?

O desenho da Walt Disney intitulado “O Príncipe do Egito” que conta a história de Moisés, por exemplo, retrata que o profeta toca seu cajado nas águas do Mar Vermelho e ele se divide.

Link pro trecho do filme em que Moisés divide as águas do Mar Vemelho com seu cajado: Desenho: Moisés e a Travessia do Mar Vermelho

É uma cena surpreendente, digna de apreciação. No entanto, Deus não ordenou que Moisés tocasse no mar, ainda que uma música gospel bem conhecida exalte essa passagem. Não foi isso o que Moisés fez: ele nunca tocou com seu cajado nas águas.

Não!?!?!?!

Não! Mas vamos ver o que a Bíblia diz a respeito disso. Toda e qualquer dúvida ou discussão deve ser analisada de acordo com o que as Escrituras Sagradas nos revelam.

“Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar seco.(…) Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas.” (Êx 14.15,16,21)

Então Moisés não tocou nas águas e não usou seu cajado pra dividir nada. Para uma produção cinematográfica, dividir o Mar Vermelho em um movimento brusco, tocando as águas é muito mais atrativo e espetacular, causa muito mais impacto visual que apenas elevar as mãos sobre o mar, ainda que não seja fiel às Escrituras.

Mas isso altera a obra salvífica de nosso Salvador? Fere as doutrinas do Evangelho? Se afasta do kerigma do Cristianismo? É uma heresia?

Não. O intuito desse texto é mostrar que, muitas vezes, aceitamos algumas falsas verdades como verdades absolutas sem ao menos nos preocuparmos em consultar a nossa maior fonte da Verdade: a Bíblia. São erros pequenos que podem nos conduzir a erros maiores. O exemplo citado nesse texto não ataca nenhuma base cristã, mas deixa claro que podemos ser facilmente ser enganados por pura falta de atenção. “porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução” Oséias 4:6

Em outras oportunidades, vamos conversando sobre mais versículos e fatos que não existem na Bíblia mas que são difundidos como verdades, alguns mais brandos e outros infundados a ponto de virar heresia.

A paz.

Betão Marcatto

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!