Exposição do Salmo 62 por Spurgeon

1. Somente em Deus espera silenciosa a minha alma; dele vem a minha salvação. Esperar em Deus, se não for em verdade e sinceridade, é somente uma zombaria. É também um insulto ao Senhor e, em vez de nos trazer uma bênção, somente traria sobre nós uma maldição! Os hebreus faziam isto “Somente em Deus minha alma é silenciosa”, pois fé não faz perguntas, não levanta nenhuma objeção, não inicia nenhuma dificuldade, mas é contente em esperar silenciosamente no tempo de Deus, crendo que tudo estará bem. Davi indica “Minha alma silenciosamente espera somente em Deus: Dele vem minha salvação e de nenhum outro lugar – não dos assírios, nem dos egípcios, nem de meu próprio poder ou sabedoria, mas somente de Deus”. Espero que não venhamos para esse culto somente em nossos corpos, mas que tenhamos trazido nossas almas também para esperar em Deus. É inexprimivelmente triste quando vamos para um local de adoração e deixamos nossa alma em outro lugar. Adoração de alma é a própria alma da adoração, mas adoração sem o coração e alma inteiros é impiedade e morte!

2. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é ele a minha fortaleza; não serei grandemente abalado.Ele pode ser abalado como um velho carvalho é abalado numa tempestade – seus ramos estão tremendo, mas o seu tronco continua firme – e suas raízes todas se seguram firmemente no solo! Ele pode ser abalado como um navio que é atirado, mas o qual não arrasta sua ancora, então ele pode verdadeiramente dizer “Não serei grandemente abalado”.

3. Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada e uma sebe prestes a cair.Os inimigos de Davi eram muitos, mas ainda assim olhe como ele fala de suas inimizades “Até quando vocês imaginarão que atacarão um homem?”. Ele fala disso como se não fosse nada, mas imaginação – não chegaria a ser nada mais que isso. E, louvado seja Deus, que aqueles que pensam em destruir o povo de Deus, possam somente imaginar coisas que nunca irão acontecer! Que seus sonhos nunca se tornem fatos. Saul e seus filhos, e seus servos foram assassinados no monte Gilboa – e o príncipe das trevas e todas suas hostes devem cair pelas flechas de nosso Rei conquistador. “Sereis com uma parede encurvada”. Vocês tem, talvez, algumas vezes visto uma parede que tem uma grande massa de terra a pressionando em um dos lados e, portanto, a parede se encurva pelo peso excessivo e pela sua própria fraqueza. Assim como você já viu uma cerca que vacila e está ao ponto de cair. A madeira tem apodrecido, os pregos têm pulado fora e os antigos postes têm perecido no chão. Essas são verdadeiras imagens dos reais inimigos do povo de Deus. Eles são paredes encurvadas – uma criança pode empurrá-los! São sebes prestes a cair – ao soprar de Deus em sua ira, eles irão ser assoprados para o chão de uma vez!

4. Eles somente consultam como derrubá-lo da sua alta posição; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas no íntimo maldizem.Esse tem sido o típico caráter dos inimigos do povo de Deus em todas as gerações – palavras macias em suas línguas, mas adagas afiadas no seu coração! Se eles falassem como se sentem, então seriam facilmente reconhecidos, mas eles não o fazem e, portanto, são como lobos em pele de cordeiro. O Senhor me livre de tais inimigos! Bendito seja o Seu Nome! Se verdadeiramente esperamos Nele, seremos livrados de todos os inimigos no tempo devido!

5,6. Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha fortaleza; não serei abalado.  Algumas pessoas oram somente se estão em um bom estado de espírito, mas devemos orar para sermos levados a um bom estado de espírito! Isso foi o que Davi fez. Note que ele melhora e continua. No segundo verso, ele diz, “Não serei grandemente abalado”, mas agora no sexto verso ele diz “Não serei abalado”. Sua fé cresce à medida que ele ora e louva a Deus! E nós, também, não devemos somente orar quando nos sentimos no espírito de oração, ou cantar quando nossos corações estão felizes, mas algumas vezes, assim com Davi, devemos fortalecer nossa fé enquanto oramos e cantamos nossas tristezas até que o espírito de adoração encha nossas almas.

7,8. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; Deus é o meu forte rochedo e o meu refúgio. Confiai nele, ó povo, em todo o tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. Diga, assim como Jó, “Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele”. “Confia nele, em todo o tempo”, mesmo quando Ele aparenta estar furioso e esconde Sua face de você. “Confia nele, em todo o tempo” mesmo em um dia tempestuoso e escuro. Uma entre as muitas excelências da fé é que esta consegue ver no escuro, que consegue andar a diante em climas desagradáveis, que consegue se segurar à ancora em uma tempestade e que, quando leões estão no seu caminho, eles não fazem nada! Bem, então, cristão turbado, confie Nele agora, nesta mesma hora! Deixe seus cuidados, tristezas e aflições nesta casa de oração e vá embora com uma canção em seu coração, se não em sua boca “Confia nele em todo o tempo”.

8 . Derramai perante ele o vosso coração.O profeta Jeremias mandou que o povo derramasse seus corações “como água diante do rosto de Deus” – não como óleo, alguns dos quais se apegam ao frasco, mas como água que se derrama até o último pingo. Então, pecador, derrame totalmente seu coração diante do Senhor, pois este é o caminho para ser salvo! Traga seu coração todo cheio de pecado e tristeza – o vire de ponta cabeça, derrame todo o conteúdo dele aos pés do Trono da Graça – e então espere até que Deus encha seu coração com paz e alegria. Deus é o nosso refúgio.Não somente para Davi, mas para todos aqueles que, por uma simples, sincera fé, podem encontrar abrigo e segurança debaixo da sombra de Suas asas.

9. Certamente que os filhos de Adão são vaidade.Prometem o que não podem cumprir.

10. E os filhos dos homens são desilusão.Eles geralmente prometem oque não vão cumprir. As muitas multidões são vaidade – ponha todos eles nas balanças e quanto eles pesam? Somente nada! E quanto aos aristocratas, aqueles grandes homens que prefeririam atropelar o mundo se pudessem, são os piores possíveis, são piores que vaidade!

11. Postos na balança, subiriam; todos juntos são mais leves do que um sopro.Coloque César e os senadores e nobres de Roma – e então coloque a população de Roma – “todos juntos são mais leves do que um sopro”. Portanto é inútil confiar nos homens. Se algum homem constrói seu conforto sobre a popularidade, ele constrói na areia. Ou se alguém construir sua esperança em algum nobre ou príncipe, o constroem sobre uma mentira, pois eles irão falhar quando mais se precisar deles. Abençoado aquele que confia no seu Deus, mas amaldiçoado aquele que confia em homem.

12. Não confieis na opressão, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas aumentarem, não ponhais nelas o coração.Elas serão enganadoras para você assim como as multidões ou os príncipes.

13. Uma vez falou Deus, duas vezes tenho ouvido isto: que o poder pertence a Deus.Ouça isto, cristão, e de hoje em diante não coloque nenhuma confiança em você mesmo, ou em qualquer outro a não ser Deus.

14. A ti também, Senhor, pertence a benignidade; pois retribuis a cada um segundo a sua obra.Deus dá a cada cristão Graça proporcional ao seu trabalho, e então Ele dá uma recompensa – não de mérito, mas de misericórdia, na proporção do trabalho feito. Deus nos concede a Graça para ler, perceber, aprender e digerir interiormente esse muito instrutivo Salmo nas nossas almas, assim como na alma de Davi, confie verdadeiramente em Deus!

Texto de Charles Haddon Spurgeon

Disponibilizado por Augusto Magalhães

  1. 9 de julho de 2017

    assuntos de relevante interesse espiritual

  2. 23 de julho de 2017

    gostei muito

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!