expulsar

Essa frase ecoou nos púlpitos Cristãos, ao longo dos séculos informando que certas possessões só eram libertas por pessoas que estivessem em jejum, embora muito pregado nos púlpitos pentecostais e neo-pentecostais, não há quem não tenha ouvido isso pelo menos uma vez. A início essa lógica de obrigatoriedade de estar em jejum é equivocada pelo fato de condicionar o poder do Nome de Jesus a um Jejum. Como se o Jejum em si mesmo concedesse mais poder para quem tenta expulsar algum demônio.

Mas o que as escrituras falam sobre isso?

Certa vez Jesus foi questionado pelos discípulos de João Batista sobre o fato deles e os fariseus jejuarem e os discípulos de Jesus não.

Mateus 9:14 – 15 a seguinte passagem:

“- Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão”.

Na passagem acima Jesus deixa claro que após o esposo (ele mesmo) ser retirado os discípulos jejuariam, mas enquanto Jesus estivesse com eles, não tinha necessidade deles jejuarem.

O fato curioso é que em Mateus 17: 15 – 18 lemos uma passagem onde um homem cujo filho era atormentado por espíritos malignos, procurou a Jesus pois os apóstolos não puderam curá-lo.

O texto diz o seguinte:

“Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques e está sofrendo muito. Muitas vezes cai no fogo ou na água. Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo“. Respondeu Jesus: “- Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”. Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino que, daquele momento em diante, ficou curado.”

No mesmo capítulo no versículo 21 Jesus fez a seguinte afirmação aos discípulos:

“- Mas esta casta não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.”

(significado de Casta :  Na biologia, casta é um GRUPO DE INDIVÍDUOS que pertencem a uma espécie animal ou vegetal e QUE POSSUEM CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES transmitidos por hereditariedade, como uma atitude semelhantes realizadas por várias pessoas .

Talvez você não tenha percebido a aparente contradição entre os textos. Se essa casta de demônios só saia com oração e jejum, sendo que conforme o próprio Jesus seus discípulos não podiam jejuar, como Jesus queria que estes expulsassem esse demônio?

A resposta a essa aparente contradição está no próprio contexto de Mateus. Jesus chama os discípulos de “geração incrédula” pois estes não conseguiram expulsar o demônio. Como sabemos que Jesus se referia aos discípulos? Porque no versículo 20, Jesus afirma novamente que os discípulos foram incrédulos.

Em Mateus 17:19 – 20

“- Então os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não pudemos nós expulsá-lo? E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.”

Ou seja, os discípulos não expulsaram o demônio devido sua falta de fé, e não pelo fato de não estarem jejuando.

Fica esclarecido então nesse contexto que Jesus não estava exigindo um jejum para que os demônios fossem expulsos mas para que a incredulidade de todos eles saíssem de dentro de sí, então quando a fé fosse suficiente, até os montes se moveriam de lugar.

Bia Machienzle

  1. 14 de julho de 2016

    Bom dia!!! Achei interessante o texto. Estava lendo aqui agora a passagem e infelizmente discordo do texto pq depois de Jesus chama-los de incrédulos e tal e afirmar e uma a palavra MAS (MAS ESTA CASTA SO SAI COM JEJUM E ORACAO). Não sou tao bom de português mas fica claro que o uso desse MAS ai condiciona a ação.

    • 20 de julho de 2016

      Algumas versões, como por exemplo a NVI, já não contem a palavra “jejum” nesse texto, apenas oração. A palavra “jejum” nesse texto não consta nos manuscritos mais antigos. Nas versões do texto de Mt.17.21 que ainda tem a palavra “jejum”, a mesma está entre colchetes, para avisar aos leitores que aquela palavra não consta nas cópias mais antigas do evangelho. Pode ter sido acrescentado por erro do copista.

  2. 19 de julho de 2016

    Jesus não podia jejujar? O que Jesus fez no deserto 40 dias?
    É certo que o os demônios só saem em Nome de Jesus, mas a pessoa para usar dessa autoridade tem que estar se santificando, conforme Efésios 6:10 usando das armas jejum, oração, a verdade da palavra e claro a fé é a base, se não tiver fé em nada adianta fazer demais coisas, para não ser envergonhado pelos demônios.
    A luz que recebo desse texto mencionado, é que os discípulos não tinha a base a fé para dar o primeiro passo.

    Graça e paz!

  3. 16 de dezembro de 2016

    Otima explicação, infelizmente o povo perece por falta de conhecimento.
    A palavra Jejum em Mat 17.21 não consta em muitos dos manuscritos.

  4. 11 de janeiro de 2017

    Gostaria de receber assuntos

    • 11 de janeiro de 2017

      cadastrei seu email no newsletter. Você vai receber um email, que você precisa confirmar que quer receber outros temas por email.

  5. 17 de abril de 2017

    O texto é bem coerente, assim como a provável possibilidade da palavra ‘jejum’ não constar nos manuscritos mais antigos!!!

    Porém, se é um equívoco levar o versículo 21 ao pé da letra, por que o próprio Jesus “jejuou” 40 dias antes de ir lidar com o diabo no deserto???

  6. 17 de abril de 2017

    Gosto muito destes artigos, como faço para imprimir- los.

  7. 6 de junho de 2017

    Quero receber.

  8. 26 de setembro de 2017

    Bom, este negócio. Se não existe a palavra jejum nos pergaminhos, digo, desta passagem em Mt.17:21, tudo bem. O amigo Vitor questiona porque Jesus jejuou. Jesus se preparou, sendo Ele Senhor é o próprio Deus, em forma humana. Foi respondido é explicado no texto a cima que os discípulos não precisariam jejuar, pois estavam com o esposo! Dias, porém, virão em que lhes será tirado o esposo e então jejuarão. Conforme é citado em MT.9:14-15. Então se não existe, muita gente prega heresias.

  9. 26 de setembro de 2017

    Na vdd, Jesus estava consagrado, e preparado para tal situação.

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!