Dez Verdades Bíblicas sobre a Obediência das Crianças

Por John Piper

Dois anos atrás, eu devo ter deixado alguns pais nervosos com o artigo “Pais, Exigem Obediência de seus filhos”. Pois provou ser um dos nossos mais visitados recursos.

Em vista disso, pensei que poderia ser útil ir atrás desse artigo e dar uma base bíblica mais profunda e mais ampla para educar e disciplinar crianças. Meu palpite é que a maioria de nós somos pais por intuição e tradição. Isso não é tudo ruim. Ser pai é uma arte, não uma ciência. E os artistas não consultam manuais enquanto pintam.

Mas nossas intuições e tradições humanas devem ser moldadas pela revelação de Deus. Então, pense neste artigo como uma pequena lição sobre algumas coisas que Deus revelou na Bíblia que dão fundamento e orientação para nossa paternidade. Vamos começar com o básico.

  1. O casamento entre um homem e uma mulher para a vida é o plano de Deus para a procriação e criação de crianças.

A aliança ao longo da vida do casamento entre um homem e uma mulher é a ideia original de Deus para a raça humana. Ela é modelada e enraizada no plano eterno de Deus para redimir uma noiva – a igreja- para seu Filho.

“Um homem deixará seu pai e sua mãe e se apegará à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” (Gênesis 2:24)

“Desde o princípio da criação, ‘Deus os fez macho e fêmea.’ ‘Portanto, o homem deixará seu pai e sua mãe e se apegará à sua esposa, e os dois se tornarão uma só carne.’ Então eles não são mais dois, mas um carne. Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem. “(Marcos 10: 6-9)

“O homem deixará seu pai e sua mãe e se apegará à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”. Este mistério é profundo, e estou dizendo que se refere a Cristo e à igreja. (Efésios 5: 31-32)

  1. A união de aliança do casamento foi a maneira que Deus planejou para encher a terra com seres humanos que refletissem sua glória por sua fé e produtividade criativa.

Deus os abençoou. E Deus lhes disse: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra, subjuguem-na e dominei os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre todo ser vivente que se move sobre a terra” (Gênesis 1:28)

  1. As crianças não devem ser concebidas fora do convênio do casamento. Por essa razão – e outras – as relações sexuais foram negadas aos solteiros, e o adultério foi proibido aos casados.

“Fugi da fornicação.” (1 Coríntios 6:18)

“Não cometerás adultério” (Romanos 13: 9).

  1. As crianças são um dom de Deus; Eles não são de nossa própria criação.

Jó nos diz que foi Deus quem lhe deu seus filhos. O salmista diz que nossos filhos são uma herança do Senhor. E Rute ilustra que, quando uma criança é concebida, essa concepção é obra de Deus.

“Nu vim do ventre de minha mãe, e nu voltarei. O Senhor deu, e o Senhor tirou; Bendito seja o nome do Senhor. “(Jó 1:21)

“Eis que os filhos são uma herança do Senhor, o fruto do ventre é uma recompensa.”

(Salmo 127: 3)

“Boaz tomou Rute, e ela se tornou sua esposa. E ele entrou nela, e o Senhor deu a sua concepção, e ela deu à luz um filho.” (Rute 4:13).

  1. Os pais, portanto, devem prover às necessidades de seus filhos.

Os pais devem cuidar das necessidades básicas de seus filhos, desde a primeira amamentação até o estabelecimento da maturidade autossuficiente. Paulo ensinou os pais de Éfeso a “alimentar” ou “nutrir” seus filhos. Este é o significado básico do grego ektrepho em Efésios 6: 4 – “trazê-los para cima”.

Paulo modelou o pai provedor em sua relação com seus “filhos” espirituais na igreja de Corinto:

Eu não serei um fardo, porque não busco o que é seu, mas você. As crianças não são obrigados a economizar para seus pais, mas os pais para seus filhos. (2 Coríntios 12:14)

  1. Os pais devem instruir seus filhos nas habilidades básicas da vida cultural, as verdades sobre Deus e seu caminho de salvação, e o caminho da sabedoria neste mundo.

“Estas palavras que eu te mando hoje estarão em teu coração. Ensinar-lhes-eis diligentemente aos vossos filhos, e falar-lhes-ás quando vos sentardes na vossa casa, e quando andardes pelo caminho, e quando vos deitardes, e quando vos levantardes. Tu os atarás como um sinal na tua mão, e eles serão como faixas entre os teus olhos. Tu os escreverás nos batentes de tua casa e nas tuas portas. “(Deuteronômio 6: 6-9, veja também Salmo 78: 5-7)

“Ouve, ó filhos, a instrução de teu pai, e atenta, para que possas compreender, porque eu te dou bons preceitos; Não abandone meu ensino. Quando eu era filho de meu pai, terno e único à vista de minha mãe, ele me ensinou e disse-me: “Que o teu coração retenha as minhas palavras; Guarda os meus mandamentos e vive “(Provérbios 4: 1-4)

  1. Os pais devem disciplinar crianças desobedientes com medidas proporcionadas e amorosas da punição. Deus nos ensina isso através de comandos diretos nas Escrituras.

Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar. (Provérbios 19:18)

“A loucura está ligada no coração de uma criança, mas a vara da disciplina o afasta dele.” (Provérbios 22:15)

“Não retires a disciplina da criança; pois se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara, e livrarás a sua alma do inferno.” (Provérbios 23: 13-14)

“A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma, envergonha a sua mãe.” (Provérbios 29:15)

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6: 4)

Deus também nos ensina a disciplinar nossos filhos por exemplos onde os pais não conseguiram fazê-lo.

“Eu declaro a Eli que eu vou castigar a sua casa para sempre, pela iniquidade que ele conheceu, porque seus filhos estavam blasfemando contra Deus, e ele não os conteve.” (1 Samuel 3:13)

Adonias [filho de Davi] exaltou-se, dizendo: “Eu serei rei.” E preparou para si mesmo carros e cavaleiros, e cinquenta homens para correrem diante dele. Seu pai nunca o desagradou perguntando: “Por que você fez assim e assim?” (1 Reis 1: 5-6)

E, em terceiro lugar, Deus nos ensina a disciplinar nossos filhos, nos dando um exemplo na disciplina de seus próprios filhos. Isso é especialmente relevante para os pais cristãos, porque Deus já cobriu os pecados de seus filhos pelo sangue de Cristo, mas acredita que eles precisam de disciplina na formação de sua fé e caráter.

“Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.” (Provérbios 3: 11-12)

“Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.” (Apocalipse 3:19)

É para a disciplina que você tem que suportar. Deus está te tratando como filho. Pois qual é o filho a quem o seu pai não disciplina? Se você é deixado sem disciplina, em que todos participaram, então vocês são filhos ilegítimos e não filhos. Além disso, tivemos pais terrenos que nos disciplinaram e respeitamos. Não devemos muito mais estar sujeitos ao Pai dos espíritos e viver? Eles nos disciplinaram por um curto período, como lhes parecia melhor, mas Ele nos disciplina para o nosso bem, para que possamos compartilhar sua santidade. Por enquanto, toda a disciplina parece mais dolorosa do que agradável, mas mais tarde produz o fruto pacífico da justiça para aqueles que foram treinados por ela. (Hebreus 12: 7-11)

Ninguém ama seus filhos mais do que Deus. E ninguém está mais atento a nos disciplinar para o nosso bem. Todo pai cristão deve considerar seriamente que quando nossos filhos estão sob nosso cuidado, somos representantes de Deus para prepará-los para a disciplina do Pai celestial quando eles não estiverem mais sob nossos cuidados. Se eles se espantam com a disciplina divina, é porque deixamos algo incompleto.

  1. Os pais devem encorajar seus filhos.

Recebemos esta instrução por meio de mandamentos diretos na Bíblia para encorajar nossos filhos em vez de desanimá-los. Os comandos vêm na forma negativa de advertência, talvez porque estamos tão propensos a desanimar nossos filhos com críticas, e tão ineptos ao elogio autêntico, espontâneo, não-manipulativo.

Pais, não provoquem seus filhos, para que não se desencorajem. (Colossenses 3:21)

“E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos.” (Efésios 6: 4)

Deus nos dá seu próprio exemplo paternal de encorajamento de seus próprios filhos.

“Ele não trata conosco de acordo com nossos pecados, nem nos retribui de acordo com nossas iniquidades…Como um pai mostra compaixão aos seus filhos, assim o Senhor mostra compaixão aos que o temem.” (Salmo 103: 10, 13)

“Pode uma mulher esquecer-se do seu filho amamentando, que ela não deve ter compaixão sobre o filho do seu ventre? Mesmo estes podem esquecer, contudo eu não o esquecerei.” (Isaías 49:15)

E o apóstolo Paulo se deu a si mesmo como um exemplo desse tipo de tratamento encorajador das crianças.

“Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos e testemunhávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos; Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.” (1 Tessalonicenses 2: 11-12)

  1. A responsabilidade dos pais de exigir obediência é sublinhada pelo dever que Deus dá às crianças de obedecer.

Vemos isso nos comandos diretos da Bíblia para as crianças.

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que os teus dias sejam longos na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Êxodo 20:12 = Deuteronômio 5:16, Mateus 15: 4, Marcos 10:19)

“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. “Honra a teu pai e a tua mãe” (este é o primeiro mandamento com uma promessa), “para que te vá bem e para que vivas longamente na terra” (Efésios 6: 1-3).

“Filhos, obedecei a vossos pais em tudo, pois isto agrada ao Senhor.” (Colossenses 3:20)

E vemos nosso dever como pais exigir a obediência de nossos filhos no modo como as Escrituras acusam aqueles que não obedecem a seus pais.

“E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm… Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães.” (Romanos 1: 28,30)

“Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos.” (2 Timóteo 3: 2)

E os anciãos da igreja são instruídos a serem modelos para seu povo na vida doméstica com crianças submissas.

“Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.” (1 Timóteo 3: 4)

  1. A tarefa dos pais – encorajar e disciplinar – está enraizada no propósito de Deus de que a verdadeira fé bíblica floresce quando os cristãos (e seus filhos) são regularmente lembrados da bondade e da severidade de Deus.

“Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme… Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus.” (Romanos 11:20, 22)

O tipo de medo que devemos cultivar em nós mesmos como cristãos e em nossos filhos não é o medo que os escravos têm de seus senhores, mas o temor reverente daquele que amamos e nos deleitamos em agradar – um medo que desperta quando estamos distantes dele, e nos envia de volta apressando-nos. Tal é o temor a Deus que é o princípio da sabedoria (Provérbios 9:10). É o que sentimos em relação ao nosso Pai que está nos céus (1 Pedro 1:17, Salmo 103: 13), e é o que esperamos que nossos filhos aprendam com a nossa paterna bondade e disciplina. “Filho meu, teme ao Senhor” (Provérbios 24:21).

Ser um pai Fiel nos leva ao sacrifício

Ser pai é um chamado muito elevado de Deus. É um dos papéis mais influentes do mundo. Ele retrata Deus para as crianças antes que elas saibam como é Deus. Ele os molda profundamente. É a maneira que Deus projetou para que sua verdade salvadora passasse de uma geração para outra. Não é fácil, mas caro.

Ser um pai passivo é fácil, e carrega o fruto amargo. A paternidade fiel exige sacrifício e abnegação. Não é garantido o sucesso. As crianças mais bem criadas podem se rebelar. Deus disse. “Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim.”(Isaías 1:2). Esta é uma grande tristeza. Mas não é o fruto amargo da negligência dos pais.

Derramai as vossas orações a Deus, e entregai o vosso coração aos vossos filhos. Dê-lhes a sua força, e dê-lhes a verdade de Deus. As recompensas serão grandes. E vocês não vão se arrepender.

Traduzido por Camila Plens

Original Ten Biblical Truths on the Obedience of Children, John Piper

Artigo extraído do site www.desiringgod.org

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!