DESIGREJADOS

Desigrejados são aqueles que querem ser cristãos, mas sem vivenciar o ambiente da igreja. Note que escrevemos “ambiente de Igreja” pois não entendemos que o templo em si mesmo seja a Igreja de Cristo. Entendemos que a Igreja de Cristo são pessoas, que se reúnem e que partilham o significado da fé cristã no cotidiano, e esse encontro pode acontecer em um templo, em uma residência ou qualquer local onde a comunhão aconteça.

Importante dizer que não consideramos desigrejados aqueles que se reúnem em casa, ou em um ambiente que não seja templo. Desigrejado é aquele que, intencionalmente, abandonou a comunhão com irmãos.

Segundo o texto acima citado, um desigrejado é uma pessoa que acredita em Deus/Jesus, mas por motivos pessoais, os quais podem ser classificados como: decepção com a instituição igreja como membro e tornando-se um ex-membro, adquirir informações generalizadas das falhas da instituição igreja e generalizar isso a todas, acreditar que todos os pastores ou a maioria deles, veem os fiéis como fonte de renda e etc. Sabemos que motivos não faltam, mas nenhum destes motivos, por pior que sejam, nos dá respaldo para abandonar deliberadamente a comunhão.

Segundo alguns teólogos, os desigrejados são fracos na fé, apóiam-se neste pensamento citando a bíblia (cf. 1 Pd 2.4-8). As igrejas foram instruídas pelos apóstolos a rejeitar os livres-pensadores como os gnósticos e judaizantes, e libertinos desobedientes, como os seguidores de Balaão e os nicolaítas.

Contrapondo o pensamento radical destes teólogos temos citações históricas desde a Reforma Protestante e seus efeitos na vida das pessoas tanto bons quanto ruins.

Apesar da Reforma ter se levantado contra esta corrupção, os protestantes e evangélicos acabaram caindo nos mesmíssimos erros, ao criarem denominações organizadas, sistemas interligados de hierarquia e processos de manutenção do sistema, como a disciplina e a exclusão dos dissidentes. Pior de tudo isso, começaram a adaptar doutrinas vivendo em torno de si mesmos, deixando as prioridades do Evangelho como última opção de tudo.

A igreja verdadeira não tem templos, cultos regulares aos domingos, tesouraria, hierarquia, ofícios, ofertas, dízimos, clero oficial, confissões de fé, rol de membros, propriedades, escolas, seminários. De acordo com Jesus, onde estiverem dois ou três que creem nele, ali está a igreja, pois Cristo está com eles, conforme prometeu em Mateus 18.

Os ensinamentos de Jesus determinaram que seus seguidores fizessem discípulos em todo o mundo, e que os batizassem e ensinassem a eles tudo o que ele havia mandado (Mt 28.19-20).

Definiram claramente o perfil destes líderes e suas funções, que iam desde o governo espiritual das comunidades até a oração pelos enfermos (1Tm 31-13; Tt 1.5-9; Tg 5.14). Jesus também mandou que seus discípulos se reunissem regularmente para comer o pão e beber o vinho em memória dele (Lc 22.14-20). Os apóstolos seguiram a ordem, e reuniam-se regularmente para celebrar a Ceia (At 2.42; 20.7; 1Co 10.16).

Note que tudo isso é possível ser feito em um grupo de pessoas que se reúne em nome de Cristo. No contexto do Novo Testamento e da Igreja Primitiva, o lugar de encontro era um mero detalhe, pois a igreja sempre aconteceu no ajuntamento.

Entendemos que a instituição tem seu valor histórico e organizacional na Igreja de Cristo. Qualquer pessoa que tenha estudado um pouco da história da Reforma Protestante sabe que o papel da Igreja Instituição foi de extrema relevância para que o Evangelho fosse ensinado a muitas pessoas. E nesse caminho, até hoje, sabemos que houve muita perversão nas instituições que carregam o nome da Igreja.

Porém, entendendo o contexto do que é ser igreja, sabemos que é possível viver no ambiente de comunhão não viver em torno de instituição, e nem colocar a instituição acima da Noiva de Cristo.

Aos desigrejados, que são aqueles que não querem a comunhão com os irmãos: repensem. Ainda é possível ser igreja!

Victor Hugo Casarotto

Marco Aurélio Cicco

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!