Como estudar a Bíblia de Forma simples e real-

Qual é a melhor forma de estudar a Bíblia? Te desejo compartilhar alguns pontos básicos para começar a estudar a Bíblia e crescer no entendimento e na verdade.

As Escrituras Sagradas tem respostas para as questões da vida. Nos ajudam de forma prática a encontrar a direção para nossa vida diária e o futuro diante de nós. Porém, existe certa dificuldade para muitas pessoas de compreender a Bíblia e, inclusive, existe o temor de que não seremos capazes de entender aquilo que lemos.

Assim, as pessoas tem me perguntado em muitas ocasiões, “como encontrarei as respostas que necessito? Como vou compreender o propósito de Deus? Dá para entender a Bíblia e fazer sentido dela?”

Eu acho que a respostas à estas perguntas e outras se encontram nas próprias Escrituras. Contudo requer tempo e dedicação para ir crescendo na graça e na verdade, enquanto aprendemos os ensinos de Cristo, dos profetas e dos apóstolos.

O primeiro passo é simples, e muitas vezes esquecemos pelo fato de que é realmente óbvio.

ORE PELA ORIENTAÇÃO DE DEUS

Deus é o Autor absoluto da Bíblia. Ele não escreveu as Escrituras Sagradas, contudo usou homens escolhidos por Ele e inspirados pelo Espírito Santo para escrever aquilo que era necessário para nossa salvação (2 Timóteo 3:16-17).

Orar é essencial, porque dependemos de Deus para ler a Bíblia e nos ajudar a compreender o que estamos lendo para viver os ensinos que recebemos através da Palavra de Deus. A oração é um encontro na presença de Deus onde temos comunhão com Ele, e pedimos que nos ajude a ler e meditar na Bíblia. Ele responde nos ajudando a crescer no conhecimento, compreensão e sabedoria que veem do estudo constante das Escrituras Sagradas (1 Tessalonicenses 5.17; 2 Pedro 3.18; 2 Timóteo 2.15).

Orar para compreender e orar por sabedoria. Não tente descobrir novas doutrinas ou ensinos, esse não é o alvo, mas o desejo é crescer mais à imagem do Senhor, Jesus Cristo. Busque e medite nas Escrituras cada dia, e tente discernir aquilo que Deus está te mostrando através da Sua Palavra. Seja como os Bereianos que esquadrinhavam as Escrituras (Atos 17:11). A oração regular e humilde do fiel ajuda a leitura e estudo da Bíblia de forma simples e real.

APRENDA E FAÇA

Temos que nos aproximar as Escrituras para aprender delas. Nela encontramos a mente de Deus revelada ao povo eleito em Cristo. Portanto, é importante nos aproximar com humildade e um espírito aberto a aprender novas coisas, deixando de um lado os preconceitos e ideias estabelecidas que já tenhamos adquiridos.

O estudo das Escrituras não é simplesmente um processo de aprendizado de novas ideias, pensamentos lógicos e crenças cristãs. Ele também é um processo de aprendizado de Deus que requer obediência e o agir conforme os ensinos recebidos.

Nós somos os alunos que tem sido chamados aprender do Mestre. E as Escrituras nos ajudaram a viver aquilo que o Mestre nos quer ensinar para que sejamos mais como Ele.

Faça aquilo que o texto claramente te ensina e obedeça da forma mais simples e clara possível. Se não tem certeza, busca um mentor que te ajudará a crescer nessa área.

PONTOS BÁSICOS PARA ESTUDAR A BÍBLIA

Tente ler o texto bíblico usando várias versões da Bíblia. Isto te ajudará a perceber as diferenças do texto em cada passagem, e descobrir o significado real deste.

Examine cuidadosamente o contexto do passagem lida. Não tente colocar significado na passagem que não se encontre claramente no contexto.

Consulte todas as passagem sobre o tema que esteja estudando, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Isto te dará uma imagem geral do que está lendo e aprendendo.

Usa as Escrituras mais claras para ajudar a compreender as textos menos claros. Use a Escritura para interpretar a Escritura.

Reconheça que a Bíblia usa vários estilos literários, e existem muitos símbolos que são importantes de se reconhecer e compreender para estudar corretamente as Escrituras.

Se tem dificuldades para estudar a Bíblia, procure um irmão ou irmã com maior maturidade da fé para que te ajude a estudar a Bíblia, inclusive que estude contigo.

Escolha mais de uma versão da Bíblia a qual seja de fácil leitura para ti, e tente aos poucos escolher versões mais próximas aos textos originais. Talvez, no inicio, seja mais fácil uma versão mais nítida para começar a ler, se não tem hábito de leitura.

Não compre uma Bíblia de estudo no inicio. Por muito boa que seja, acabará confundindo o texto bíblico com as notas de estudo. A Bíblia é infalível, as notas de estudo não.

Não tente ler vários capítulos de uma vez, começa aos poucos e vá avançando passo a passo.

FERRAMENTAS DE AJUDA AO ESTUDO

Use uma Concordância Bíblica. A concordância é um livro de referência que te permite buscar uma palavra em português e encontrar todos os lugares que é usada essa mesma palavra na Bíblia. Também te permitem identificar a palavra original em grego ou hebraico. Algumas concordâncias chegam a dar pequenas ou breves definições da palavra.

Dicionários Bíblicos, Léxicos e estudos de palavras são livros que te ajudam a encontrar a definição da palavra original com maior profundidade e compreensão.

Comentários Bíblicos podem prover informação textual, arqueológica e histórica, como também explicações e exposições do texto bíblico.

Estas três ferramentas te ajudaram muito a estudar a Bíblia, porém sempre pode buscar um mentor que te ajudará a compreender a Bíblia e te ensinará. Inclusive, como poderá aplicar certo texto ao contexto da sua vida diária.

Se tem perguntas, ou deseja ajuda no seu estudo da Bíblia, estarei encantado de ajudar-te e ensinar-te como estudar a Bíblia no seu dia a dia.

Bispo Josep Rossello

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!