Modéstia

O que é modéstia cristã ? Ao estudar esse princípio, seremos levados a modelar nosso porte, postura, e comportamento, de conformidade com a Palavra de Deus. Isto significa andar como Jesus andou.

A fim de que venhamos a entender adequadamente o que é modéstia cristã, é necessário, antes de mais nada, estudá-la à luz da Bíblia Sagrada.

Modéstia é sinônimo de simplicidade, pudor, compostura e decência. A bíblia exorta o cristão a ter uma vida modesta e recatada a fim de que o nome de Deus seja sempre exaltado. Veja esta recomendação de Cristo:

” Portanto , sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas “. ( Mt 10.16)

A modéstia não pode ser considerada um sinal de desmazelo ou desleixo, é uma virtude cultivada no cotidiano de quem teme e ama a Deus. Ela abrange como andamos, a maneira como nos portamos , o modo como nos vestimos e a forma como falamos quer em casa , no trabalho ou igreja.

A bíblia diz em 1 Pe 1:15, ” Sede santos em toda a vossa maneira de viver “ , ela afirma também que somos um povo especial , zeloso e de boas obras ( Tt 2.14) , tais características mostram que não somos um povo qualquer.

Por isso, devemos proceder de modo que sejamos distinguidos no meio em que vivemos.

Devemos fazer tudo para glória de Deus ( 1 Co 10.31); agir em nome de Jesus, dando graças a Deus ( Cl 3.17); servir de todo o coração ,como ao Senhor e não aos homens ( Cl 3.23) ; praticar o que lícito e conveniente diante de Deus ( 1 Co 10.23).

Não podemos ser motivo de escândalo para o irmão mais fraco ( 1Co 8.9-13) ; lembrar que vamos dar contas a Deus de todas as coisas ( Rm 14.11-12) ; evitar aparência do mal ( 1Ts 5.22).

O cristão que se porta como sal da terra e luz do mundo dá um bom testemunho cristão, lembrando que temos que ser a diferença que tanto procuramos no mundo.

Uma vez assisti um filme e o título era: ” O que Jesus faria ? “, em resumo, o filme se tratava de situações, problemas comuns do dia-a-dia e em cada uma delas havia essa reflexão …

O que Jesus faria nessa situação ? E eu será que estou agindo como Jesus agiria ? Enfim, essa é uma pergunta que faço diariamente para mim mesma e confesso dá muito certo, evita alguns constrangimentos desnecessários e até nos impulsiona a nos colocarmos no lugar do outro, isso se chama compaixão.

Longe de falar sobre usos e costumes de igrejas, impondo uma vestimenta sendo como “a roupa do crente”, quero aqui expressar que me causa espanto a forma irreverente que alguns cristãos vão prestar culto a Deus, o Espírito Santo que habita em nós nos conduz a uma atitude moderada, é necessário ter noções básicas, até por educação, do que vestimos, não somente dentro da igreja, mas que seja algo comum nunca esquecendo que somos as bíblias que o povo lê.

A bíblia nos mostra três características do traje feminino : Traje honesto, com pudor e modéstia ( 1Tm 2.9-10), honesto diz-se de quem é moralmente sério e de bons costumes, pudor é o constrangimento causado pelo desrespeito às ações que vão de encontro à decência, modéstia é uma pessoa não orgulhosa.

Outros ensinos pertinentes estão em 1 Pe 3.1-5, como a sensualidade invadiu o mundo da moda, tanto feminina quanto masculina , não devemos esquecer que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo ( 1Co 6.19-20 ; Ef 4.17-20).

Nas entradas de alguns lugares públicos é comum encontrarmos placas de avisos como: “Não é permitido entrar com trajes inadequados”, em determinadas empresas é terminantemente proibido o uso de bermudas para os funcionários de ambos os sexos, por ser considerado inadequado para o ambiente de trabalho, eu mesmo já trabalhei em lugares que até as unhas tinham que ter cores discretas e também roupa apropriada, e eu acatava a regra do local . Ora se respeitamos essas “regras” sem questionar, não custa nada mantermos uma boa noção também quando formos prestar culto ao Santo dos santos.

O que eu aprendo aqui: Mantenhamos, pois,a modéstia cristã, conforme nos ensina a Palavra de Deus, lembrando sempre que somos templo do Espirito Santo. As mudanças que ocorrerem na sociedade não podem abalar as estruturas de nossa fé, nem afetar os princípios emanados da Palavra de Deus. Quem diz que é de Cristo deve andar e viver como Ele ( 1Jo 2.6).

Para nossa meditação:

“Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:14-16 )

Que Deus os abençoe!!!!

Gisele Fernandes

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!