Untitled presentation (5)

A origem desse questionamento tem como base o texto bíblico de 2 Coríntios capítulo 3.

De forma geral, esse versículo é usado erroneamente quando apontamos alguma falha ou fazemos algum questionamento a alguém. Quando alguém é confrontado em relação à doutrinas mentirosas, achismos e enganos, o mesmo tenta justificar seus erros usando essa passagem.

Porém, como uma premissa muito básica de interpretação bíblica, se faz necessário ler o CONTEXTO que engloba esse versículo, a fim de que possamos entender com mais clareza o que é que estava, de fato, sendo dito.

Dizer “a letra mata” de forma isolada é ensinar que não se deve ler a Bíblia e nem se esforçar para compreender os ensinamentos da Palavra de Deus. É uma manobra bem comum utilizada por pastores que querem dominar os membros de sua igreja, para justificar as atitudes mais insanas possíveis.

Vamos então ao CONTEXTO DO VERSÍCULO:

“E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo, como não será de maior glória o ministério do espírito?” 2 Coríntios 3:6-8.

Está absurdamente claro que a “letra” que o apóstolo Paulo menciona nesse texto era a Lei que foi dada ao povo de Israel. Fica muito claro que o argumento de Paulo está apontando que a Lei tinha um papel de condenação e que aponta as nossas falhas e pecados.

Estava claro que tentar ser salvo diante da lei era impossível. E que mediante o Espírito Santo podemos ser vivificados.

Assim, se alguém usar esse texto como justificativa para não se dedicar a leitura da Palavra de Deus, este nega a eficácia da Palavra de Deus, e deixa muito claro que nem leu esse texto e nem se preocupou em saber do que é que, de fato, esse texto bíblico fala.

A única coisa que realmente a letra mata, a quem considera que ler a Bíblia é se encher da “letra”, é ignorância, e expõe aqueles que tratam a Palavra de Deus de qualquer forma.

Abraço!

Marco Aurélio Cicco

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

© 2016 Evangelho Inegociável | porAgente Host.
Topo
Siga-nos:             
error: Content is protected !!